GDF - Administrações Regionais
8/12/23 às 17h19 - Atualizado em 8/12/23 às 17h19

Dia do Plantio no Gama Mobiliza População em Favor do Meio Ambiente

No último domingo, 3 de dezembro, foi celebrado o Dia do Plantio através de um evento promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre a relevância do meio ambiente e fortalecer o comprometimento do Distrito Federal com essa causa, conforme estipulado pelo decreto 44.606/2023. Para marcar a ocasião, dezenas de pessoas se reuniram no Parque Distrital do Gama, antes conhecido como Prainha, para realizar o plantio de 300 mudas doadas pela NOVACAP. Essa ação contribuiu para atingir a meta do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar de 10 mil mudas em todo o DF. A iniciativa será repetida em 09 de dezembro, reunindo aproximadamente 100 voluntários, incluindo escolas e membros da sociedade civil, que irão plantar mudas nativas do cerrado. Esse esforço busca auxiliar na restauração do ecossistema degradado do Parque, que foi vítima de intensas queimadas ao longo do ano de 2023. Dessa forma, proporcionou uma oportunidade valiosa para conscientização acerca dos impactos do fogo criminoso no cerrado, das alterações nos ciclos da água e do solo, e da destruição do habitat da fauna local. Importante ressaltar que essa iniciativa também se desdobrou simultaneamente em outras regiões administrativas do DF.

De acordo com a professora e representante do Movimento Tempo de Plantar, Juanice Santos, essa ação representa um marco para a população do Gama, destacando a necessidade de a comunidade se envolver com o Parque, conhecer sua biodiversidade e garantir o respeito à área do Parque e à reserva biológica. Juanice ressalta a importância de reconhecer a responsabilidade em plantar árvores e preservá-las, especialmente diante do aumento das mudanças climáticas. Ações conscientes, segundo ela, desempenham um papel crucial na manutenção da qualidade de vida na sociedade. Além disso, Juanice informou que em breve, as ações se estenderão para o Jardim Frutos do Cerrado e para o córrego Crispim, destacando que o comitê do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar no Gama desenvolveu diversas atividades de conscientização ambiental ao longo do ano de 2023.

No total, mais de 10 mil árvores foram plantadas, distribuídas em unidades de conservação e áreas previamente determinadas. O projeto contou com a colaboração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal, do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar (sociedade civil), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Secretaria de Governo do DF (Segov) e do Instituto Arvoredo (sociedade civil). No Gama, a ação recebeu o apoio da equipe técnica da Administração Regional local.