20 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/04/23 às 17h56 - Atualizado em 27/04/23 às 12h42

Reforma completa do antigo Cine Itapuã está mais perto de sair do papel

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) e a Região Administrativa do Gama acertam detalhes sobre o início das obras de revitalização de um dos espaços culturais mais emblemáticos da satélite, o Cine Itapuã. Em reunião realizada nesta segunda-feira (24/4), o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues explicou à administradora do Gama, Joseane Feitosa, o andamento discussões para que os trabalhos no local sejam iniciadas.


“Já concluímos toda a parte técnica e resolvemos os problemas de engenharia. Estamos aguardando, agora, as liberações a respeito da delimitação correta do terreno. Podemos dizer, com alegria, que estamos a um passo de iniciar a tão esperada reforma do Cine Itapuã”, antecipou o secretário.

Com investimento de quase R$ 465 mil, a pasta iniciou os trabalhos de recuperação do mítico espaço em outubro de 2021, com os serviços de manutenção do telhado e limpeza do local, além de algumas intervenções emergenciais na rede elétrica e hidráulica. Na sequência, entra em cena uma equipe técnica para especificar projetos complementares (elétrico, hidráulico, entre outros) e de levantamento de mecanismos cênicos para atender às necessidades técnicas de um cineteatro. Por fim, a pasta providenciará a compra do mobiliário.

“O projeto aguarda apenas a análise de algumas incompatibilidades sobre a delimitação do terreno e aprovação do Corpo de Bombeiros do DF. Logo após, será feito o termo de referência e, na sequência, pesquisas de preços, disponibilização dos recursos e realização dos procedimentos licitatórios para que as obras possam ser iniciadas”, detalhou o subsecretário de Administração Geral da Secec, Tiago Gonçalves.

Para a administradora do Gama, o Cine Itapuã faz parte da história de muitos moradores da cidade e de quem passou pelo local. “O Itapuã carrega consigo um baú repleto de memórias afetivas dos moradores. Muitos casais se conheceram naquele local”, lembrou a gestora. “Para alguns, foi a primeira vez que puderam entrar num cinema. Estamos batalhando para conseguir destravar essa obra tão esperada por todos”, disse.

O Itapuã foi transferido para a administração da Secec em agosto de 2021. Um dos raros cinemas de rua do DF, junto com o Cine Brasília, o Itapuã foi inaugurado em 28 de março de 1961, gerenciado pela empresa de cinema paulista Paulo de Sá Pinto. Projetado pelo engenheiro Ciro Loddo, o local foi considerado o segundo maior cinema de Brasília.

Comprado por um grupo de lojistas da cidade, o local foi doado ao GDF ainda na década de 1990, mas só foi oficializado à carga patrimonial em 2012.

Mapa do site Dúvidas frequentes