Na manhã de hoje (28), recebemos em nossa cidade o Governador, Ibaneis Rocha, e vários representantes do Governo do Distrito Federal para a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento do Gama (UPA).
A UPA do Gama faz parte de um pacote de sete UPAs que tiveram um investimento de R$ 34 milhões e foi a terceira inaugurada em menos de um mês e está situada QI 7 do Setor de Indústria, onde estão as comunidades dos setores de Indústrias e Leste.
Participaram da Solenidade de inauguração da UPA do Gama, o Governador Ibaneis Rocha, a Administradora, Joseane Feitosa, a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; o Secretário de Saúde, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, o presidente do Iges-DF, Gislei Morais; o deputado distrital Daniel Donizet, entre outros parlamentares.
A unidade dispõe de três salas de atendimento, identificadas por cores de acordo com o quadro clínico do paciente. A Sala Verde, destinada a pacientes de menor gravidade, dispõe de 10 poltronas para medicação, inalação e reidratação. A Sala Amarela, para casos intermediários, conta com seis leitos de observação e um leito de isolamento. Já a Sala Vermelha, para casos graves, tem dois leitos para pacientes que chegam em estado crítico. Além dessas, a UPA conta ainda com uma sala de classificação de risco e três consultórios.
A UPA Gama também dispõe de sala e equipamento de raio-X, laboratório de exames e laboratório de imagens. Esses serviços não são exigidos pelo Ministério da Saúde para esse modelo de unidade de pronto atendimento (Porte I – opção 3 do Sistema Único de Saúde-SUS), mas o Governo do Distrito Federal decidiu implantá-los em todas as novas sete UPAs para oferecer atendimento mais completo à população
A unidade tem capacidade para atender 4.500 pacientes por mês, o que representa 54.000 pessoas ao ano.
Para atender esse contingente, a UPA Gama conta com 154 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e pessoal administrativo. Dessa equipe, 146 profissionais são novos colaboradores contratados e já treinados. Os demais já pertenciam ao quadro de colaboradores do Iges.