24 de setembro

GDF - Administrações Regionais
4/02/20 às 16h08 - Atualizado em 4/02/20 às 16h08

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

COMPARTILHAR

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2020 ocorrerá no período de 10 de fevereiro a 13 de março. Sendo o dia “D” de mobilização nacional no sábado, 15 de fevereiro. Nesta etapa, a população alvo é a de 05 a 19 anos (11 meses e 29 dias). Durante a campanha, além da vacinação seletiva contra o sarampo, também será realizada a atualização da situação vacinal.

O objetivo é facilitar o acesso às vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), para o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais, promovendo proteção à comunidade.

Postos de vacinação:
A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Gama e Santa Maria, que vão funcionar de 8 horas às 17 horas, sem interrupção do atendimento.

Importante:
É obrigatório a apresentação da carteira de vacinação da criança.

Sarampo:
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Os sintomas do sarampo incluem febre alta, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema.

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros