15 de outubro

GDF - Administrações Regionais
7/03/19 às 15h23 - Atualizado em 15/03/19 às 10h50

Bloco de carnaval do Gama proporciona o resgate da cultura local

COMPARTILHAR

Por Débora Sampaio
Edição: Ingrid Borges
Fotos: Paulo Cabral

Gamadinho contou com apresentações de artistas da cidade e concurso de fantasias

Gama DF, 7/3/2019 – A primeira edição do bloquinho de carnaval “Gamadinho”, realizada na terça-feira (5) de carnaval, na praça Lourival Bandeira (praça Itapuã), agradou a população do Gama que há muitos anos não tinha uma festa de carnaval gratuita voltada para a família. O evento foi considerado um retorno da valorização cultural da cidade.  

  

A folia contou com concurso de fantasias, as melhores, feminina e masculina, levaram para casa uma bicicleta. Várias atrações também fizeram parte da programação: Bagagem Cia de Bonecos; Repórter Zecão, da Cidade dos Bonecos;  lançamento do DVD do grupo Brincantes do Gama; Victor Victrolla; Bloco do Periquito;  Banda os Impossíveis; cordões carnavalescos; e DJ. 

“Estou muito feliz em ter proporcionado,  junto com a minha equipe, Secretaria de Cultura e empresários locais, um carnaval para as famílias do Gama. O Gamadinho foi um sucesso, muito elogiado pela qualidade das apresentações, bem como pela estrutura do evento. Proporcionamos um ambiente alegre, acolhedor e seguro, no qual resgatamos parte da cultura da cidade, há tanto tempo esquecida e desvalorizada.  Vi muitas pessoas emocionadas em rever os grupos culturais do Gama se apresentando no evento. Queremos resgatar o orgulho de ser Gamense, e o Gamadinho faz parte deste propósito”, afirmou a administradora  Juliana Navarro.

A chuva não impediu que adultos e crianças curtissem a festa, cerca de 1500 foliões participaram do evento que ainda contou com distribuição de doces, cantigas de roda e espaço para doação de material escolar fazendo do carnaval um ambiente de solidariedade. 

As crianças capricharam nas fantasias. Tinha super-herói, bailarina, borboleta, múmia, Papai Noel, princesa e muito mais.  “O bloquinho foi muito legal. Fizeram as crianças saírem da rotina, diversão total. Um evento bem organizado” elogiou  a mãe do pequeno Arthur e foliã, Rayane Santiago.

Os artistas

Os artistas também aprovaram o evento e querem mais. “Foi uma ótima experiência! Como não somos uma banda que toca música de carnaval encaixou muito bem nosso conteúdo de áudio e vídeo com os temas de desenhos animados e filmes. Fomos super bem recebidos pela produção e pelo público, voltaremos nos próximos com toda certeza”, afirmou Herivelto Gabriel, da banda Os Impossíveis.

Marcos Augusto de Rezende, do grupo Os Brincantes do Gama também elogiou o evento. “O Gamadinho foi muito bom. Teve estrutura compatível, boa divulgação, diversidade de programação e começou no horário certo”. 

Juntos pelo Gama

O Gamadinho é uma realização da Administração do Gama e da Secretaria de Cultura e integra o programa de governo da Administração, Juntos pelo Gama. O objetivo é promover  e resgatar o orgulho de ser morador da cidade para que seja um espaço de inovação e um centro de democracia participativa (tradicional e digital). 

O programa atua no envolvimento da comunidade em ações de ordenamento urbano, socioambiental; movimento cultural; participação política; e na promoção da consciência individual e coletiva (engajamento). 

Carnaval Social

Na manhã de terça-feira (5) os jovens do Gama puderam participar, na carreta palco, de cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura, no âmbito do Carnaval Social. A carreta esteve estacionada na praça Lourival Bandeira (praça Itapuã). Foram oferecidas capacitações nas áreas de  informática, filmagem, Youtuber, gravação e oficina de Dj. 

Os cursos também serão realizados no próximo domingo (10). Os interessados devem procurar a Gerência de Cultura, da Administração Regional do Gama, portando RG, para preencher o formulário de inscrição. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3484-9950.
 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros