Por Débora Sampaio
Edição: Ingrid Borges
Fotos: Paulo Cabral
Moradores da região acompanharam e aprovaram as ações
Gama DF, 25/2/2019 – A estreia do Ação na Quadra, projeto que integra o programa Juntos pelo Gama, ocorreu na última sexta-feira (22), nas quadras, contempladas por sorteio, 23,24 e 27 do Setor Oeste. O projeto visa à revitalização de espaços públicos por meio da parceria entre a Administração Regional do Gama e a população. O objetivo é atender a todas as quadras de todos os setores da cidade.
“O Ação na Quadra trata da questão da urbanização e dos cuidados com a região que foi sorteada para receber esse projeto. Nós estivemos no Ação na Quadra para atender demandas que a comunidade vem pedindo, receber o cidadão e registrar suas necessidades”, explicou a administradora Juliana Navarro.
Foram realizados serviços de poda de árvores, tapa-buracos, capina, recolhimento de entulhos e inservíveis e recuperação de áreas públicas. Além disso, equipes da Administração Regional do Gama e da Vigilância Ambiental em Saúde chegaram cedo à quadra de esportes do Setor para atender a população.
Os moradores da região ficaram satisfeitos com as ações desenvolvidas. “Eu agradeço porque eu fiz um pedido para a administração que rapidamente foi atendido. Agradeço a vocês por terem vindo tapar os buracos da quadra 27 que estava muito esburacada. O trabalho foi nota dez! Muito obrigado por terem atendido o meu pedido”, elogiou o morador Silvio Pereira da Silva.
Também integraram o Ação na Quadra, o Departamento de Trânsito (Detran), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Vigilância Ambiental em Saúde, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
A próxima localidade a receber o Ação na Quadra, na sexta-feira (1), será a quadra 2 do Setor Sul. A região foi definida por sorteio realizado nesta segunda-feira (25), na Administração Regional do Gama.
Juntos pelo Gama
O lançamento oficial do programa da Administração Regional, Juntos pelo Gama, ocorreu, na última terça-feira (19), no Centro Interescolar de Línguas do Gama (CILG). Na ocasião, o plano de governo foi apresentado para lideranças comunitárias da cidade.
O objetivo é promover e resgatar o orgulho de ser morador do Gama para que seja um espaço de inovação e um centro de democracia participativa (tradicional e digital).
O programa atua no envolvimento da comunidade em ações de ordenamento urbano, socioambiental; movimento cultural e participação política; e na promoção da consciência individual e coletiva (engajamento). Também serão promovidos encontros com a sociedade para discutir problemas, soluções e projetos para a cidade.