21 de abril

GDF - Administrações Regionais
4/05/20 às 15h24 - Atualizado em 4/05/20 às 15h24

Todos contra a dengue no Gama

COMPARTILHAR

Várias ações no combate à dengue estão sendo realizadas na região administrativa do Gama. A Vigilância Ambiental, em conjunto com Geiplansul, Superintendência Regional de Saúde do DF, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e Administração Regional do Gama vem intensificando a força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Através de mutirões de visitas domiciliares, aplicação espacial Ultra Baixo Volume – UBV (popularmente conhecido como fumacê) em lugares críticos, utilização de bomba costal (recipiente que vai nas costas do operador contendo o inseticida para a eliminação do mosquito), tratamento focal com partilhas nas residências, instalações de armadilhas em locais estratégicos, manejo ambiental, inspeções em residências e lotes comerciais abandonados, são ações desempenhadas diariamente em toda cidade para identificar os focos da dengue e eliminá-los.

Os agentes da Vigilância da Ambiental estão percorrendo todas as ruas da cidade para averiguação e orientação da população em relação aos cuidados no quintal de casa.

“A Administração Regional do Gama tem participado de todas as ações realizadas na cidade, em parceria com a Geiplansul e a Vigilância Ambiental. Já eliminamos dois pontos onde eram jogados lixos e entulhos e, diariamente, fazemos inspeções em vários locais no Gama”, disse o administrador regional, José Elias, ao comentar sobre iniciativas já adotadas na campanha.

A RA-II já recolheu mais de duas mil toneladas de lixo e materiais inservíveis, em 2020, por toda a cidade, e Elias ainda ressalta sobre o serviço. “Fornecemos materiais e equipamentos adequados para operação, como pá-carregadeira, patrol e caminhões. A nossa equipe está empenhada em todo processo. Tudo isso para intensificar os trabalhos de prevenção e combate à dengue”, destacou.

 

Seguem ações que devem ser realizadas nas residências diariamente:

• Manter as calhas limpas;

• Manter a caixa d'água fechada;

• Não deixar água acumulada sobre a laje;

• Manter tampados os barris d'água;

• Encher de areia até a borda os pratos das plantas;

• Colocar no lixo todo objeto não utilizado e que possa acumular água;

• Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada;

• Guardar os pneus em local coberto ou fazer furos para não acumular água.

 

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros