22 de outubro

GDF - Administrações Regionais
1/09/19 às 12h15 - Atualizado em 5/09/19 às 12h17

A cidade do Gama recebe “Fogo Simbólico da Pátria”

Na manhã deste domingo (01), a Administração Regional do Gama esteve presente ao evento alusivo a 82ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e comemorações dos 197 anos de Independência do Brasil. A solenidade teve início na Praça dos Três Poderes, e logo depois, a archote foi conduzida até a Praça do Buriti.


O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica.

 

Desta forma, após a festividade na Praça do Buriti, o Fogo Simbólico foi enviado à cidade do Gama. A transferência da chama foi iniciada na entrada da cidade, e como apoio da Associação de Corredores de Rua do Gama, a atleta Jeniffer Barbosa levou a tocha até à Administração, onde o administrador regional José Elias recebeu e acendeu a pira, assim, dando início oficialmente a Semana da Pátria.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros