29 de julho

GDF - Administrações Regionais
3/05/19 às 15h57 - Atualizado em 29/07/19 às 9h40

Centro Educacional Engenho das Lajes (Cedel) recebe campanha “Faça Bonito”

COMPARTILHAR

Por Débora Sampaio
Edição: Ingrid Borges
Fotos: Punk

O evento ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Gama DF, 3/5/2019 – O  Centro Educacional Engenho das Lajes (Cedel) recebeu, nesta sexta-feira (3), a campanha "Faça Bonito”, em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio): esquecer é permitir, lembrar é combater”. O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Fizeram parte da programação: ação social, blitz educativa, teatro e apresentação da orquestra do Centro de Ensino Fundamental 15. “O lançamento do Faça Bonito, hoje, no Engenho das Lajes, nos deu uma dimensão do alcance da ação. A comunidade participou muito, empolgada com o teatro e a orquestra, além da blitz na BR 060. Contamos com a parceria das polícias Militar (PMDF) e Rodoviária Federal (PRF) e da Concessionária Triunfo. Saiu tudo como programado. Foi mais que bonito”, elogiou a gerente de Cultura, Esporte e Lazer, da Administração Regional do Gama, Christiany Silva Oliveira.

No Gama, a campanha é realizada pela Rede Intersetorial. A Administração Regional integra a rede que também conta com o Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ministério Público, entre outros. “Precisamos levar conhecimento sobre o abuso sexual. O jovem deve ser respeitado”, afirmou o conselheiro tutelar do Gama Oeste, Francisco Roques (Chaguinha).

Com atividades lúdicas, as crianças foram alertadas sobre questões como abuso e exploração sexual, com dicas de como se defender e buscar ajuda. A denúncia pode ser feita pelo Disque Direitos Humanos (100) ou, em caso de emergência, pelo 190. “A campanha funciona como uma forma de prevenção. A informação é muito importante para que as crianças e adolescentes saibam se defender”, explicou a orientadora educacional, Renata Neves. 

As crianças também aprovaram a campanha. “Queremos lutar contra o abuso e a exploração sexual. A informação é muito importante para que as pessoas possam combater esse crime. Fico muito feliz em ajudar na blitz educativa”, afirmou Raissa de Araujo, de 14 anos, estudante do 8º ano. 

Ao longo do mês, várias escolas da cidade receberão a campanha, que é nacional. No dia 10 de maio, irá ocorrer uma blitz educativa, próximo à Administração do Gama. No dia 16, terá uma ação na Vila DVO. O encerramento dos eventos da campanha está previsto para o dia 17 deste mês, na praça do Castelinho, e contará com várias atrações para as crianças. Acesse: https://www.facabonito.org.br/  

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros