21 de abril

GDF - Administrações Regionais
16/04/19 às 8h57 - Atualizado em 29/07/19 às 9h40

Série 100 dias. 5º Episódio: Ações na cultura, esporte e lazer estimulam população a aproveitar espaços públicos

COMPARTILHAR

“Gamadinho” e “Bora Brincar" são destaques da gestão

Fotos: Paulo Cabral

Gama DF, 16/4/2019 – Durante os 100 primeiros dias da nova gestão da Administração Regional do Gama, o bloquinho de carnaval para crianças, “Gamadinho”, e o evento de lazer “Bora Brincar” levaram a família gamense a se reunir nos espaços públicos para se divertir e realizar atividades saudáveis. 

“O Gama é um celeiro cultural. Precisamos não só valorizar os artistas da cidade, como proporcionar a eles espaço para que sua arte seja consumida pelo morador da cidade. Ganha o artista, ganha a população. O Gamadinho, por exemplo, foi um evento produzido por artistas do Gama e trouxe para a cidade um carnaval voltado para a família, em um ambiente seguro e acolhedor”, afirma a administradora do Gama, Juliana Navarro.

Ao longo dos primeiros meses da nova administração, também foi realizado um diagnóstico da situação da cultura e esporte na cidade e ocorreram visitações a  espaços destinados a estas atividades para futuras ações. “Já existem, no Gama, inúmeras produções nos âmbitos da música, cinema,  teatro, literatura, artes plásticas e outros. A administração pretende apoiá-los da maneira  que for possível”, afirmou a Gerente de Cultura, Christiany Silva Oliveira.

Outras ações também tiveram o apoio da gestão: “Mulher o Gama te ama”, realizado pelo Conselho de Mulheres Cristãs do Brasil;  Dia da Conscientização do Autismo, produzido pela Associação Tudo Azul; Feirinha Cultural, na área externa da Administração do Gama; entre outros.

Gamadinho e Bora Brincar

O bloquinho de carnaval “Gamadinho”, que aconteceu na praça Lourival Bandeira (Praça Itapuã),  foi gratuito e voltado para a família. O evento contou com concurso de fantasias, distribuição de doces para crianças e apresentações de artistas locais. O bloquinho teve o apoio da Secretaria de Cultura e empresários da região.

A comunidade aprovou a festa, que foi considerada o início do resgate da cultura local. “O bloquinho foi muito legal. Fizeram as crianças saírem da rotina, foi diversão total. Um evento bem organizado”, elogiou  a mãe do pequeno Arthur, a foliã Rayane Santiago.

O Bora Brincar integra o programa de governo “Juntos pelo Gama” e traz programação de lazer gratuita para a comunidade. A primeira edição aconteceu no dia 6 de abril, na Praça do Castelinho, no Setor Oeste do Gama, e contou com atrações como pilates, slackline, freestyle de skate, capoeira, piquenique, apresentação da Orquestra Municipal do Valparaíso “Chiquinha Gonzaga, algodão doce, pipoca e muito mais.

“A Administração Regional do Gama realizará o “Bora Brincar” uma vez por mês nas praças e parques da cidade. O objetivo da ação é proporcionar uma programação especial de lazer para os moradores”, adianta Juliana Navarro.

Parcerias

A Administração do Gama também atua na parceria com lideranças locais. Um exemplo é o grupo de Artesãos do Gama que expõe seu trabalho, sempre, na segunda semana de cada mês, nas terças e quartas-feiras, na área externa da administração (pilotis).

O objetivo é apoiar o artesanato da cidade para que esse segmento possa crescer e se fortalecer. A mostra dá visibilidade para os produtos fabricados e vendidos pelo grupo. “Estamos gostando muito de poder expor nossos produtos aqui. Antes ficávamos jogadas, sem ter onde ficar. A iniciativa da administradora é muito válida! Estamos empolgadas com os resultados que virão. Tenho certeza que dará certo”, afirmou Katiara Ferreira, artesã do Gama há oito anos.
 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros