29 de julho

GDF - Administrações Regionais
10/04/19 às 8h53 - Atualizado em 29/07/19 às 9h40

Série 100 dias. 1º Episódio: Juntos pelo Gama marca realizações da Administração

COMPARTILHAR

Por Débora Sampaio
Edição: Ingrid Borges
Fotos: Paulo Cabral

Cidade recebeu mutirão de ações que envolvem várias áreas: social, ambiental, cultural, esportiva, infraestrutura, urbanização e muito mais! 

Gama DF, 10/4/2019 – A Administração Regional do Gama completa, nesta quarta-feira (10), 100 dias de governo. Logo no início da gestão, a nova equipe da Administração traçou as linhas gerais de planejamento do trabalho a ser desenvolvido nos 4 anos, definindo quais os eixos principais de atuação. Foi então que, no dia 19 de fevereiro, no Centro Interescolar de Línguas do Gama, a Administração lançou seu Programa de Governo, o “Juntos pelo Gama”. No evento, a administradora Juliana Navarro fez a apresentação de cada um desses eixos que compõe o programa e esclareceu que o objetivo era dar transparência às ações da administração e envolver as lideranças presentes nos projetos que integram o programa. 

Desde então, projetos em várias áreas, como infraestrutura, urbanismo, socioambiental, cultural e esportivo passaram a ser desenvolvidos pela administração. O objetivo maior do programa de governo é promover  e resgatar o orgulho de ser morador do Gama, para que a região seja um espaço de inovação e um centro de democracia participativa (tradicional e digital). 

“Com o Juntos pelo Gama queremos que a comunidade se aproxime da administração e participe da gestão com sugestões e projetos. Além disso, que auxilie nas ações de cuidados com a cidade, mantenha o Gama limpo e  ajude a deixá-lo mais bonito. Enfim, que esteja envolvido na promoção de melhorias”, explicou a administradora do Gama, Juliana Navarro.

Desde o lançamento do programa, a equipe da administração já executou várias ações e projetos: *projeto Ação na Quadra, que cuida da urbanização da cidade; *Gamadinho, bloquinho de Carnaval para crianças, *Fechamento da área de transbordo do Córrego Crispim (com ação de limpeza, cercamento e plantio de mudas, para evitar o descarte irregular de resíduos sólidos), *Fechamento da área irregular de transbordo da Vila Roriz, *Revitalização do jardim do Sayonara, *Apoio a eventos da comunidade (Dia Internacional da Mulher, no Engenho das Lajes; Dia da Conscientização do Autismo), *Bora Brincar, evento de lazer, esporte e cultura para a família, *Aquisição do direito de Cessão e Uso do terreno da praça 1 do Setor Sul, em favor da Administração do Gama (demolição do prédio abandonado e elaboração de projeto para construção de novo espaço voltado à prestação de serviços à comunidade); *Atendimento ao público, reuniões com líderes comunitários, conselhos, associações e comunidade em geral; *assinatura do Termo de Adoção de àrea pública, com empresa privada para adoção de quadra de esportes; *Projeto Spray Legal, que visa a revitalização e embelezamento de espaços públicos com a arte do grafite; (primeiro local a receber a ação foi a pista de skate bowl, na Praça do Castelinho – quadra 12 do Setor Oeste); 

Ação na Quadra 

No Juntos pelo Gama, a administração criou o Ação na Quadra que é uma frente de trabalho para recuperação da cidade e revitalização dos espaços públicos que conta com as equipes da administração, de outros órgãos e com a parceria da população. Até agora, oito localidades da cidade foram contempladas com o mutirão: quadras 2 dos setores Norte e Sul, 23,24 e 27 do Oeste, 30 e 31 do Leste e Balão do Sayonara.  

Nas ocasiões, foram utilizadas 82 toneladas de massa asfáltica para recuperação do asfalto, 23 podas de árvores,  125 m3 de galhos foram recolhidos e 300 toneladas de resíduos, entulhos e inservíveis foram retirados das ruas. 

Além das ações de infraestrutura, também ocorreram  ajardinamento de alguns espaços, por meio do plantio de mais de 6 mil mudas, conscientização de combate ao Aedes Aegypti e atendimento da ouvidoria. As localidades que receberam o Ação na Quadra foram definidas por sorteio, divulgado nas redes sociais, da administração.

“O Ação na Quadra trata da questão da urbanização e dos cuidados com a região que foi sorteada para receber esse projeto. O objetivo é atender demandas que a comunidade vem pedindo, como recuperação do asfalto, poda de árvores, revitalização de espaços públicos e limpeza. Ele nos aproxima da comunidade, vamos para o local contemplado receber o cidadão e registramos suas demandas. Essa aproximação é muito bacana”, disse Juliana.

Ação que faz a diferença

Silvio Pereira da Silva é morador da quadra 27 do Setor Oeste e ficou muito feliz com o Ação na Quadra. “Eu agradeço porque eu fiz um pedido para a administração que rapidamente foi atendido. Agradeço a vocês por terem vindo tapar os buracos da quadra 27 do Setor Oeste que estava muito esburacada. O trabalho foi nota dez! Muito obrigado por terem atendido o meu pedido”, elogiou.

Antônio Formiga é voluntário do Ação na Quadra. Ele quer ver as áreas verdes da cidade bem cuidadas. “O Gama precisa de pessoas que zelem pela cidade. Eu abracei esse projeto porque vejo a vontade da administradora em cuidar da cidade. A comunidade também tem que se envolver e parar de jogar lixo para que a cidade se torne mais bonita, com muito verde”.

Joel Carneiro mora no Gama desde 1970 e ficou muito feliz com a chegada do mutirão à 31 do Leste. “A cidade estava abandonada e agora nossa quadra foi beneficiada. O trabalho ficou muito bom e nós moradores somos gratos pelo trabalho da administradora”, agradeceu.
 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros