29 de julho

GDF - Administrações Regionais
24/01/19 às 8h31 - Atualizado em 4/02/19 às 7h27

Papa-entulho: entenda como deve ser feito descarte adequado

COMPARTILHAR

Por Débora Sampaio com informaçõe do SLU
Edição: Ingrid Borges
Fotos: Paulo Cabral

Ao utilizar a caçamba, o cidadão ajuda a evitar proliferação de mosquitos causadores de doenças

Gama DF, 24/01/2019 – O descarte de entulhos e inservíveis deve ser feito de maneira correta. Para tanto, existe o papa-entulho, que é um ponto de entrega voluntária (PEV) de entulhos, podas, volumosos, materiais recicláveis e óleo de cozinha usado. O objetivo é despertar a população para um descarte ambientalmente adequado, manter a cidade limpa e evitar a proliferação de mosquitos causadores de doenças como dengue e chikungunya. 

No Gama, o papa-entulho fica no Núcleo de Limpeza – Avenida Contorno, localizado na Área Especial, Lote 02, Setor Norte (ao lado do Detran).  O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 18h. Cada cidadão pode descartar até um metro cúbico de entulho, o que corresponde a uma tonelada. 

Os recicláveis descartados são destinados para cooperativas de catadores, enquanto o óleo de cozinha usado vai para o projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O óleo coletado é utilizado na produção de biodiesel que abastecerá frota própria e de terceiros.

Já os móveis velhos, se estiverem em bom estado, podem ser doados para instituições carentes.

Os materiais descartados nos papa-entulhos são encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), que é o único local público para o correto descarte de resíduos da construção civil. 

Não podem ser descartados: lixo domiciliar orgânico, resíduos de saúde, resíduos perigosos, eletrônicos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas, medicamentos, amianto, vidros e espelhos. 
 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros