21 de abril

GDF - Administrações Regionais
19/06/17 às 17h27 - Atualizado em 19/06/17 às 18h23

PAPA-ENTULHO NO GAMA

COMPARTILHAR

A Administração Regional do Gama (RAII) inaugurra  o serviço oferecido pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) aos moradores da cidade, O Papa-Entulho. 

O Papa Entulho é um espaço destinado ao recebimento de pequenos volumes de entulho (até 1m3), móveis velhos inservíveis, restos de poda, materiais recicláveis e óleo de fritura usado. Todo o material reciclável será encaminhado às organizações de catadores.

A inauguração será no dia 21 de junho de 2017, às 10h, na Avenida Contorno, Área Especial, Lote 02, Setor Norte, dentro do Núcleo de Limpeza do Gama, ao lado do Detran,  entrada da cidade. 

O Papa-Entulho são os pontos de entrega voluntária (PEV) do Distrito Federal. O local tem a seguinte infraestrutura: área coberta para recebimento de recicláveis, baias para materiais volumosos e de podas. Há ainda, rampa de acesso de veículos pequenos para descarte de resíduos de construção diretamente em caçambas.

Os espaços só podem receber, por pessoa, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa de água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis) e restos de podas.

Também podem ser entregues recicláveis, como papéis, plásticos, papelões e metais, desde que estejam separados e limpos. Os resíduos da coleta seletiva serão encaminhados para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

No papa-entulho também é possível entregar óleo usado em frituras, por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A recomendação é que o material seja levado em embalagens como frascos de amaciante e xampu. A capacidade é de até 50 litros por dia.

A Instrução Normativa nº 2, publicada no Diário Oficial do DF dia 17.02.2017, expõe as regras para utilização dos papa-entulhos. O horário de funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Não são permitidos nos papa-entulhos: Resíduos domésticos, industriais, de serviços de saúde e eletrônicos, pneus, embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes, lâmpadas, pilhas e baterias, equipamentos ou materiais que tenham metais pesados, gesso, espelhos, vidros, amianto, tintas, solventes e tonner.

Não é permitida a entrada de cargas de resíduos em caminhões ou carretas.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros